terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Ainda estou chocada!

Tem coisas que a gente não acredita, nem quando presencia.

Bem, estava eu acompanhado uma amiga que levava sua bebê à escolinha... Chegando lá, a professora prontamente acolheu-nos. Fez festa para a neném, e... como eram os primeiros dias da criança, apresentou-lhe alguns novos amiguinhos.

Por fim, aproximou-se de um menino que devia ter uns dois anos, um bebê tipo comercial anos 50: loirinho e de olhos verdes. Disse-lhe:

- Olha o nenê, não é lindo? - e mostrou a "nossa" nenê a ele - É sim! Viu? Quer dar um beijo no nenê?

- Não. - respondeu prontamente a criança. - Esse neném é muito preto!

Fiquei chocada!

A professora, por sua vez, calmamente retrucou a fala e explicou à criança a beleza de cada um ter uma cor diferente e como isso era especial.

Eu, por minha vez, continuei chocada.

Fomos embora, entretanto, eu sai dali cheia de interrogações:

"Será que a criança é realmente preconceituosa ou ouviu alguma 'piada' contada pelos pais e não soube discernir? Será que a família apóia esse tipo de preconceito e o transmitiu à criança ou é natural da criança?"

Eu e minha amiga, que é negra, conversamos sobre o tabu do racismo e apontamos várias hipóteses para o comportamento da criança.

Bom, eu ainda continuo me indagando sobre o comportamento da criança, tentando achar as razões que originaram tal comportamento e não me contentando com nenhuma delas, pois, de fato, não saberei o que originou tal frase.

Porém... ainda estou chocada.

3 comentários:

  1. Kamila,
    Crianças, via de regra, não têm preconceitos, adultos sim. Esta criança, eu acredito, aprendeu com adultos como uma piada ou preconceito mesmo, mas - pensando positivo - não necessariamente de seus pais!
    Pela idade, um comentário destes realmente é de assustar!
    Alexandro.

    ResponderExcluir
  2. Que que o alex tá fazendo aqui? hahahaha... Eu acho que esse tipo de atitude é o resultado do que a criança absorve das pessoas com as quais ela convive. Tipo: "Olha que o negão vem te pegar!"... os pais falam brincando mas a criança acaba absorvendo... infelizmente...William

    ResponderExcluir
  3. Como te falei... http://www.youtube.com/watch?v=PKqSPf-hKR4
    Esse tbm me deixou chocada.

    ResponderExcluir

Você não pode ter medo de um vegetal! (por Baby Patolino)