segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sobre Tulipas e a Cidade...

Sobre a cidade:

Sexta-feira estava passando "Sex and the City" na tv aberta. Não consegui assistir tudo, mas consegui a façanha de pegar as melhores partes: as choráveis.
Assistindo, dei aquela pequena viajada em um dos intervalos, até um verão que todos conseguiram ir para praia em janeiro, exceto eu, que fiquei trabalhando em Tubarão. O verão em que peguei emprestadas todas as temporadas de "Sex and the City". Sim! Já assisti todos os episódios. Até que não foi de todo mal ficar sozinha na cidade... =) Eu vejo os filmes como um desfecho para a série. Óbvio, que tem um enredo (começo-meio-fim), porém, faz mais sentido para quem acompanhou o seriado.
Voltando ao filme... Comecei a assistir na cena em que as quatro estão se arrumando para o casamento da Carrie, e, parei de assistir assim que Charlotte ganhou sua Rose.
Coisa de mulherzinha na TPM? Pode até ser, mas, como não se emocionar quando Charlotte reencontra Big e o confronta dizendo que era a única que sempre o defendia? Ou quando Miranda vai ao possível encontro de Steve no meio da ponte do Brooklyn? E quando Samantha finalmente resolve voltar a ser ela mesma em Nova York, deixando Smith? Mas, principalmente, como não chorar, como não se colocar no lugar de Carrie, quando Big foge do casamento, e quando ela despetala o buquê em cima dele, no meio da rua, repetindo "Você me humilhou"? 

Sobre as tulipas:

Então, faz anos que eu queria ter tulipas vermelhas em casa. A primeira vez que as vi numa floricultura, estava entrando no Angeloni da Beira-Mar. Fiz a anotação mental de não esquecer de passar na floricultura assim que saísse do mercado e... 476981 anos depois...
O Pão de Açúcar, aqui ao lado de casa, tem um mini-floricultura na entrada. Sábado quando fui lá... tchanã! Tulipas vermelhas com vasos chiquetosos por um milhão de reais. Aí, procurei melhor e achei meu mini-sonho a 11 Reais de mim. Foi pro carrinho na hora! =)
Chegando em casa, hora de ler as instruções do vasinho: "ao adquirir um vaso de tulipas dê preferência aos que ainda estejam com as flores em botão, permitindo-lhe usufruir da beleza da flor por mais tempo.(ok!) Regar todos os dias (poxa, a Palmerinha é só uma vez por semana!) ou colocar um cubo de gelo no vaso." E ainda tinha uma história de por o vaso na geladeira, durante a noite. Daí, resolvi pesquisaressa história de cubo de gelo e geladeira, e, olha o que eu achei na maioria dos sites:

1 - Quando as flores da primeira floração murcharem, corte-as, inclusive as folhas. Retire os bulbos da terra, limpe-os levemente com uma escova macia e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem deixar que se molhem.
2 - Passado esse período, plante-os num vasinho plástico com terra vegetal umidecida, sem estar encharcada. Embrulhe o vasinho num plástico e coloque-o na geladeira durante uns 6 meses (temperatura ideal entre 2 e 5 graus C), molhando quando necessário.
3 - Passado esse tempo, é hora de tirar o vasinho da geladeira e levá-lo para um local fresco e com boa luminosidade por mais 2 meses, lembrando de manter a terra sempre úmida.
4 - Depois disso, o vasinho deve voltar ao congelador, novamente embrulhado em plástico, onde vai permanecer por mais 6 meses.
5 - Agora é hora de levar o vaso para um local iluminado. Se tudo der certo, a tulipa estará florida no período de trinta a cinqüenta dias.
6 - Todo esse processo tem como objetivo simular as condições climáticas existentes no habitat natural das tulipas e que estimulam os bulbos a rebrotarem.

Alguém sabe se eu só deixar o vasinho lá, regando e tals, corre o risco de brotar de novo ou é morte lenta?
Bom, de qualquer forma, vamos estar tentando uma segunda floração...

4 comentários:

  1. tulipas são super frágeis. Tem que cuidar mesmo. Minha amiga trouxe muda de Amsterdan e colocou no congelador. Teve mil cuidados, mas das 5, brotaram 2 parece.

    ResponderExcluir
  2. Ai, que triste! Vou tentar... vamos ver se rola uma segunda vez =)

    ResponderExcluir
  3. Só pra constar: devo estar fazendo tudo direitinho pq hoje achei um novo botão de tulipa e uma mudinha!

    ResponderExcluir
  4. E outra: elas cresceram horrores! Estou tendo que improvisar estaquinhas pros galhos não ficarem caídos!

    ResponderExcluir

Você não pode ter medo de um vegetal! (por Baby Patolino)