terça-feira, 4 de setembro de 2012

Teatro: Na Colônia Penal - Franz Kafka


Texto original do Sereias Afogadas.


Você já leu um "Kafka"? E, supondo que a resposta tenha sido "sim", gostou?

Franz Kafka foi uma das figuras mais perturbadoras da literatura, um escritor do século XX. A maioria de seus textos, encontrados incompletos, foram publicados postumamente, mas, ainda sim, estão entre os mais influentes da literatura ocidental. 
A vida do autor contribuiu para que sua obra assumisse os contornos sombrios, que, segundo consta,  não passam de projeções do próprio, seus medos, angústias e solidão. 
Lembram do filme "A Mosca"? Antigo, eu sei. Este filme foi adaptado da novela kafkaniana "A Metamorfose". 
Na faculdade, um dos muitos fichamentos que fiz foi sobre "O Processo". Porém, eu já conhecia as personagens de Kafka de outros carnavais. 
Personagens que, muitas vezes, não sabem o objetivo de suas vidas ou que rumo tomar, acabam sós e questionando a sua existência diante de um acontecimento que não planejaram e que se volta contra eles. Mexicana, eu? Não, não, é assim mesmo que as coisas acontecem.
Conheço-as de outros carnavais, pois, um amigo, em um desses verões em que ninguém tinha que trabalhar, apresentou-nos, e, aquelas férias foram, em grande parte, dedicadas a desvendar os ~mistérios~ de Franz Kafka. 

Estava a tempos sem ouvir uma palavra de Franz a íntima, até que, semana passada, ele reapareceu na minha vida, através da estréia da peça "Na Colônia Penal". 
Amei o reencontro! Sou muito suspeita porque, para mim, foi uma combinação deliciosa: Kafka + teatro. 
Elenco talentoso e corajoso! *.* Assisti as palavras de Kafka fielmente representadas. Senti a agonia, a expectativa, a raiva, o orgulho, o ódio, enfim, pude ver cada personagem lida há tempos. Ao vivo. A cores. Na minha frente. 

Em "Na Colônia Penal" presenciamos a tragédia em forma de prosa. 
Um Oficial Estrangeiro está em visita a Colônia para conhecer melhor os métodos e procedimentos de julgamento e do aparelho que irá infringir a pena ao condenado. É uma história absurda que critica os sistemas de aplicação das penas e os estados despóticos. E... mais? Ahhh, isso só assistindo ou lendo o livro!

Usurpadas do insta do @welingtonl!!

Se você gosta de Kafka, está mais do que recomendado! =)
E vocês? Curtem Kafka? Gostam de dar uma "escapadinha" para o teatro? Com que frequência?



Beijim, 


Mais informações: A peça vai até 02/10/2012, terças e quintas às 21h, no Teatro do Ator (Praça Franklin Roosevelt, 172- Consolação/SP) - Censura 14 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não pode ter medo de um vegetal! (por Baby Patolino)